top of page

Óleos Essenciais para Emoções: Qual Você Deve Usar?

A princípio, já conversamos muito por aqui sobre a Aromaterapia, certo? Sabemos que ela está baseada em saberes ancestrais do uso medicinal da natureza, mas também comprovada cientificamente. Ela faz uso dos óleos essenciais, que são extraídos das plantas em toda a sua suficiência para tratar problemas físicos, emocionais, psicofísicos de diferentes seres humanos.


Da mesma forma, ela sempre visa um tratamento frequente, que pode ser feito de forma autônoma (com a prescrição de um aromaterapeuta), de formas totalmente versáteis, dependendo do caso.


Existem pessoas que preferem utilizá-la nos difusores de ambiente, outras inalam em respirações profundas durante o dia. Muitos óleos, inclusive, são adicionados à produtos usados diariamente como shampoos e loções.


Óleos Essenciais nos Tratamentos Psicofísicos


Você já deve ter se perguntado se existe um remédio natural para o estresse, a ansiedade ou até a depressão, não é mesmo? A resposta é: Sim, existe! As Terapias Holísticas em geral são uma boa solução para esses problemas em questão. A Aromaterapia, principalmente, vem ganhando cada vez mais espaço, com estudos científicos que comprovam os benefícios causados à nossa saúde emocional, já que o olgato é o sentido interpretado pelo nosso cérebro na mesma região que processa nosso comportamento e as nossas emoções, tendo um efeito verdadeiro na forma como sentimos e reagimos a eles.


De acordo com o Blog Made By Coopers, um bom potencializador dos óleos essenciais para as emoções é a prática do yoga. Segundo o artigo/estudo publicado em 04 de Julho de 2020: “a Yoga e a Aromaterapia são práticas de cura. Combinando as duas em uma, você pode experimentar os benefícios das duas e fundir os seus elementos terapêuticos”.


Assim, vamos conhecer a seguir 5 dicas sobre em qual situação usar os óleos essenciais e aproveitar os benefícios da aromaterapia nesses momentos:


Lavanda


Conhecida pelos seus efeitos relaxantes, tem ajudado muitas pessoas atualmente na busca pelo equilíbrio emocional e mental. Pesquisas recentes mostram que os óleos essenciais, como o de lavanda, podem agir positivamente sobre o corpo, além de influenciar o emocional.


Grapefruit


Assim como a Lavanda, o óleo essencial de Grapefruit é revigorante, desintoxicante e proporciona alegria e disposição.


Gengibre


Esse óleo essencial literalmente esquenta o corpo, por isso combina mais quando o clima está frio. Por outro lado, o que faz ele combinar com qualquer momento é o seu efeito de diminuição da ansiedade e elevação da autoconfiança. E é por isso que o aroma é conhecido por fortalecer a mente.


Atualmente, o uso desse medicamento é mais evidente em países em desenvolvimento, como a Ásia, América Latina e África, porém, vários grupos de pesquisadores estão estudando essa atividade por todo mundo, orientados pelos conhecimentos populares.


Alecrim


Assim também, o óleo essencial de alecrim atua diretamente no sistema nervoso, o que acalma e energiza a mente, melhorando a memória, a concentração. Além disso, alivia as dores de cabeça, a fadiga mental e exaustão nervosa. Por isso ele é conhecido como o óleo essencial do bom humor.


Apenas como referência histórica, já em 1578, Henry Lyte no livro “Niewe Herball”, dizia que “Os árabes e seus sucessores das Físicas, dizem que o Alecrim conforta o cérebro, a memória e os sentidos internos (...)”


Clary Sage


Utilizado desde a Idade Média, o óleo essencial de Clary Sage tem propriedades relaxantes e rejuvenescedoras, promovendo uma pele saudável e também um sono reparador devido as suas propriedades calmantes. Além disso, ele também ajuda a aliviar os sintomas do ciclo menstrual (aquela famosa TPM). É um ótimo aliado para reduzir as insônias.


Um estudo interessante realizado na Universidade Oxford Brooks no Reino Unido, analisou a influência da aromaterapia com Clary Sage em mulheres em trabalho de parto. O estudo aconteceu durante um período de oito anos e envolveu 8,058 mulheres.


As evidências desse estudo sugerem que a aromaterapia pode ser eficaz em reduzir a ansiedade maternal, medo e dor durante o trabalho de parto. Dos 10 óleos essenciais utilizados durante esse momento, o óleo de clary sage foi um dos mais eficazes no alívio da dor.


Os Óleos Essenciais para Emoções São Simples!


Como você pode ver, o uso de óleos essenciais para emoções é um método simples e eficaz para melhorar o humor e controlar as emoções. Não é preciso ser nenhum cientista ou aromaterapeuta para fazer uso desses benefícios emocionais. Basta você incluir essas propriedades de cada óleo no seu dia a dia. Bem como, utilizar a sua natureza potente e forte para criar uma experiência pessoal que ajudará você a conquistar, dominar e aliviar as dezenas de emoções que você vivencia diariamente.


Vale lembrar que, cada pessoa é única, então, pode ser que as dicas aqui apresentadas funcionem ou não funcionem para você. Por isso, sempre procure um aromaterapeuta, pois ele saberá examinar todas as áreas da sua vida e indicar o melhor óleo para a sua situação!

Espero que esse artigo tenha te ajudado.

Até a próxima,

]

Eliany Uemura






 
 
 

Comentários


  • Whatsapp
  • YouTube
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

©2021 por Eliany Uemura.

bottom of page